28 de maio de 2010

Requiem for a Dream

"Requiem for a Dream" ou "A vida nao é um sonho".
Sem dúvidas, o melhor filme que já vi. Talvez, eu seja o único que ainda não tivesse assistido, pois, foi lançado em 2000 e concorreu ao Oscar de melhro atriz em 2001.
O filme frenéticamente, descreve diferentes tipos de vícios que levam os personagens para um mundo irreal e em seguida ao fracasso.
O filme começa no verão, Sara (mãe), fanática por programas de televendas, recebeu uma ligação na qual dizia que ela participaria em seu programa favorito em breve. Seu maior sonho era participar do programa de TV e gostaria de estar bela como em uma foto que tinha ao lado do falecido marido e do filho na formatura dele, usando seu vestido vermelho. Para isso, começou a tomar medicamentos que com o tempo lhe trouxeram alucinações.
Harry (filho) usuário de heroína, Junto com sua namorada Marion e seu melhor amigo Tyrone todos viciados, se envolvem com o narcotráfico na tentativa de realizar seus sonhos. Com o dinheiro que fizeram no verão, Herry e Marion queriam abrir uma loja de roupas enquanto Tyrone sonhava em escapar das ruas e deixar sua mãe orgulhosa. Para levantar a grana Harry e Tyrone vendiam drogas. Tyrone foi pego pela polícia inocentemente, cumplice de um assassinato entre gangues de traficantes e para tira-lo da cadeia Harry usa quase toda a grana que eles haviam guardado.
Para conseguir mais grana, Harry força a namorada a fazer programa com seu psiquiátra e com isso causa um desconforto entre eles. Marion continua se prostituindo porque precisa da dinheiro para as drogas enquanto Harry e Tyrone vão para Florida, pensando em recomeçar seus negócios por lá.
No caminho, o braço de Harry começa a desenvolver gangrena, por causa de sucessívas injeções feitas de forma indevida.
O desfecho da historia ocorre no inverno, quando Sara, acaba em um hospital psiquiátrico contra sua vontade, e é submetida a sessões de eletrochoques. Harry e Tyrone são obrigados a ir para um hospital pois o braço de Harry está cada vez pior. No hospital eles são presos após o médico reconhecer a situação como típica de um viciado.
Tyrone vai para a prisão onde tem que conviver com o racismo por parte dos policiais, e luta contra a abstinência das drogas sozinho.
Harry tem um sonho em que corre para abraçar Marion em um pier, mas ao chegar próximo despenca do pier e acorda, e se ve com o braço amputado. Marion vai se degradando em orgias em troca de mais heroína e dinheiro.
Perdidos na miséria, todos se curvam em posiçao fetal.
No sonho de Sara ela participa do tal programa de Tv e se encontra com Harry, ele é um homem bem sucedido, casado com Marion.
Mãe e filho se abraçam e dizem o quanto se amam, enquanto são aplaudidos pela platéia e ofuscados pelas luzes do palco.
Meio louco, mas muito irado, recomendo para quem ainda não viu.

2 comentários: